História do Prêmio

page1 img1

Todo mundo gosta de ver comerciais bem-feitos mas nem todos sabem que o show do intervalo é o resultado do esforço e talento de equipes de profissionais.

A Globo sempre acreditou que, além da informação, educação e entretenimento, compete a ela ser um veículo para o livre trânsito da informação publicitária.

Com qualidade, eficiência, responsabilidade. Sempre acreditou também que cabe a ela estimular o desenvolvimento do mercado publicitário. Nada mais natural que promover um prêmio homenageando estes profissionais que concebem e transformam idéias criativas em comerciais que divertem e informam.

O Profissionais do Ano® foi criado em 1978 pelo então Superintendente Comercial da Rede Globo, Yves Alves, e por Sinval de Itacaramby Leão e Nelson Gomes, eles próprios publicitários de longa data.

Em suas 38 edições, o Profissionais do Ano® premiou o talento de toda uma geração de publicitários brasileiros.

O Profissionais do Ano® está dividido em quatro categorias:

MERCADO - Comercial de produto ou serviço.

 

CAMPANHA

- Conjunto de comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante, e que tenha tema e/ou outros elementos em comum.

 

INSTITUCIONAL

- Comercial ou campanha de propaganda de causa, idéia, instituição ou serviço de utilidade pública; deverá ser desprovido de intuitos econômicos; não poderá conter apelo de compra ou consumo nem se enquadrar em uma das categorias acima.

 

CAMPANHA INTEGRADA

- Conjunto de peças comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante, que tenha tema e/ou outros elementos em comum e obrigatoriamente utilize múltiplas plataformas da Globo incluindo a TV e a Globo.com.

 

As categorias Campanha e Mercado são disputadas em duas classes: nacional ou regional.

A categoria Institucional abriga comerciais e campanhas veiculados na Globo em âmbito local, regional ou nacional.

A categoria Campanha Integrada abriga comerciais e campanhas veiculados na Globo e Globo.com, com âmbito local, regional ou nacional.

Entende-se por Nacional a veiculação em todas as emissoras da Globo.

Na classe Nacional são conferidos prêmios para Mercado, Campanha Nacional, Institucional e Campanha Integrada.

Na classe Regional, o Profissionais do Ano® premia anúncios e campanhas com veiculação em pelo menos uma emissora da Rede Globo na região de inscrição.

Na classe Regional são conferidos os seguintes prêmios:

Mercado Regional: Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sudeste Interior, Sudeste Capitais e Sul;

Campanha Regional: Norte-Nordeste, Leste-Oeste, Sudeste Interior, Sudeste Capitais e Sul.

As regiões estão assim constituídas:

Norte-Nordeste: AC, AL, AP, AM, BA, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR e SE;

Leste-Oeste: DF, ES, GO, MT, MS, MG, TO;

Sudeste Interior: interior do Rio de Janeiro e interior de São Paulo;

Sul: PR, RS, SC.

O comercial inscrito na classe Regional deverá ter sido criado por profissionais estabelecidos na mesma região em que estiver concorrendo. Esta foi a forma que a Globo encontrou para premiar os talentos regionais.

O Profissionais do Ano® é uma realização da Direção Geral de Negócios da Globo.

O responsável é Renato Pereira, Diretor de Relações com o Mercado e o Coordenador Nacional é Sergio Rodrigues da Cunha, de Eventos Institucionais.