Regulamento 39ª EDIÇÃO

1 - INSCRIÇÕES

1.1 - Para concorrer em qualquer das categorias do Profissionais do Ano®, o comercial deverá ter sido veiculado pela primeira vez -  nas múltiplas plataformas da Globo.com ou em âmbito local, regional ou nacional nas emissoras componentes da Globo entre 1/4/2016 e 31/3/2017.

1.2 - As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir de 1/4/2017 até as 18 horas do dia 17/4/2017, no site do Profissionais do Ano® mediante o preenchimento da ficha de inscrição e upload de cópia do comercial.

1.3 - O upload deverá estar em perfeitas condições técnicas para exibição e edição. Somente poderá ser inscrita a versão efetivamente exibida e com a claquete original.

OBSERVAÇÕES:

Formato Standard Definition: Resolução 720x486 em formato MOV, utilizando o Codec DV50/DVCPRO50 NTSC. Audio Rate: 48 KHz Audio Format 16 Bits, 29,97 fps.

Formato High Definition: Resolução 1920x1080i em formato MOV, utilizando o Codec XDCAM HD 4:2:2 CBR 50Mbps Long Gop. Audio Rate: 48 KHz Audio Format 16 Bits, 29,97 fps.

1.4 - A Campanha corresponderá somente a uma Ficha de Inscrição identificada por um único título e upload dos comerciais correspondentes. O interessado indicará na Ficha de Inscrição os títulos originais das peças que integram a Campanha.

1.5 - A Campanha Integrada corresponderá somente a uma Ficha de Inscrição identificada por um único título e upload do comercial ou comerciais correspondentes e o "video case". O interessado indicará na Ficha de Inscrição os títulos originais das peças que integram a Campanha.

1.6 - A Globo poderá exibir os comerciais inscritos e utilizá-los na promoção do Prêmio. As respectivas cópias (incluindo os "videos cases" da categoria Campanha Integrada) passam a pertencer ao acervo do Profissionais do Ano®.

 

2 - CATEGORIAS

2.1 - São as seguintes as categorias do Profissionais do Ano®:

• MERCADO - Comercial de produto ou serviço.

• CAMPANHA - Conjunto de comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante, e que tenha tema e/ou outros elementos em comum.

• INSTITUCIONAL - Comercial ou campanha de propaganda de causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública; deverá ser desprovido de intuitos econômicos; não poderá conter apelo de compra ou consumo nem se enquadrar em uma das categorias acima.

• CAMPANHA INTEGRADA - Conjunto de peças comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante, que tenha tema e/ou outros elementos em comum e obrigatoriamente utilize múltiplas plataformas da Globo incluindo a TV e a Globo.com (vídeo pre roll 15”, 30” e 60”, branded content, rich media display, rich media mobile e rich media vídeo para display.) Só serão consideradas integradas as campanhas com o mínimo de 2 peças, uma para cada plataforma (Globo e Globo.com).

 

3 - CLASSES

3.1 – NACIONAL - Entende-se por Nacional a veiculação em todas as emissoras componentes da Globo.

3.2 – REGIONAL - Entende-se por Regional a veiculação em pelo menos uma das emissoras baseadas na região de inscrição. As regiões estão assim constituídas:

• Norte-Nordeste: AC, AL, AP, AM, BA, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RN, RO, RR e SE.

• Leste-Oeste: DF, ES, GO, MT, MS, MG e TO.

• Sul: PR, RS e SC.

• Sudeste Interior: Interior RJ e Interior SP.

• Sudeste Capitais: Rio de Janeiro e São Paulo.

OBSERVAÇÕES:

- As categorias Campanha e Mercado serão disputadas nas classes Nacional ou Regional, conforme tenha sido a veiculação.

- A campanha ou comercial poderão ser inscritos em uma única categoria e classe com exceção da Campanha Integrada.

3.2.1 - O comercial inscrito na classe Regional deverá, necessariamente, ter sido criado por profissional (ais) estabelecido(s) na mesma região em que estiver (em) concorrendo.
3.2.2 - O comercial que tenha tido veiculação Nacional não poderá disputar a classe Regional.

3.3 - A categoria Institucional abriga comerciais e campanhas veiculados na Globo em âmbito local, regional ou nacional.

3.4 - A categoria Campanha Integrada abriga comerciais e campanhas veiculados na Globo e Globo.com em âmbito local, regional ou nacional.

 

4 - PREMIAÇÃO

A premiação compreende:

• Na classe Nacional: - Mercado, Campanha Nacional, Institucional e Campanha Integrada.

• Na classe Regional: - Mercado e Campanha Norte-Nordeste, Mercado e Campanha Leste-Oeste, Mercado e Campanha Sul, Mercado e Campanha Sudeste Interior e Mercado e Campanha Sudeste Capitais.

4.1 – Entende-se por “Finalista” e “Vencedor” os profissionais responsáveis pela Criação e Direção do comercial ou campanha.

4.2 - DIPLOMAS

Serão conferidos diplomas ao profissional (ais) finalista(s) e vencedor (es) responsável(eis) pela Criação e Direção do comercial, campanha ou campanha integrada bem como à Agência de Publicidade, ao Diretor de Mídia, à Produtora e ao Anunciante.

4.3 - TROFÉUS

Serão conferidos troféus aos profissionais vencedores responsáveis pela Criação e Direção das peças.

4.4 - VIAGENS

4.4.1 - Serão oferecidas aos finalistas da classe Nacional passagens aéreas com destino a São Paulo e a hospedagem no dia da realização do evento de encerramento desta edição.

OBSERVAÇÃO:

No caso de trabalho de equipe, a passagem será emitida em nome do profissional que por ela vier a ser indicado.

4.4.2 - Serão oferecidas aos vencedores da classe Regional, passagens aéreas com destino a São Paulo e a hospedagem no dia da realização do evento de encerramento desta edição.

OBSERVAÇÃO:

No caso de trabalho de equipe, a passagem será emitida em nome do profissional que por ela vier a ser indicado.

 

5 - JÚRI

5.1 - O Profissionais do Ano® contará com sete Júris distintos e soberanos, sendo 1 (um) Nacional , 5 (cinco) Regionais e 1 (um) que julgará a categoria Campanha Integrada.

5.1.1 - Os Júris serão instalados em data, hora e local previamente comunicados a seus membros, e poderão ser aglutinados ou cindidos a critério da Coordenação Nacional.

5.2 - COMPOSIÇÃO DOS JÚRIS

5.2.1 - JÚRI NACIONAL

O Júri Nacional terá no mínimo 9 e no máximo 15 membros, observada, sempre que possível, a seguinte composição:

- Presidente: o Diretor Geral de Comercialização da Globo ou seu representante [ver item 5.3.1]; - Secretário: o Diretor-Responsável pelo Profissionais do Ano® ou seu representante [ver item 5.3.1]; - 6 Profissionais de Criação escolhidos dentre associados de Clubes de Criação; - 4 Diretores de filmes publicitários escolhidos dentre associados de Clubes de Criação; - 3 profissionais escolhidos entre Dirigentes de Entidades representativas do Mercado Publicitário e/ou Escolas de Comunicação.

5.2.2 - JÚRIS REGIONAIS

Os Júris Regionais serão em número de cinco. Constituídos mediante sorteio, cada Júri terá no mínimo 7 e no máximo 11 membros, observada, sempre que possível, a seguinte composição:

- Presidente: representante da Globo [ver item 5.3.1]; - Secretário: Coordenador Regional ou seu representante [ver item 5.3.1 e 5.3.7]; - 4 Profissionais de Criação; - 2 Diretores de filmes publicitários; - 2 membros escolhidos entre Dirigente de Entidade representativa do Mercado Publicitário ou Professor de Escola de Comunicação; profissional de Agência de Publicidade, Anunciante, Veículo de Comunicação, Instituto de Pesquisa ou fornecedor do Mercado Publicitário; - 1 representante da Globo.

5.2.3 - JÚRI CAMPANHA INTEGRADA

O Júri Campanha Integrada terá no mínimo 5 e no máximo 7 membros, observada, sempre que possível, a seguinte composição:

- Presidente: o Diretor da Central Globo de Comercialização de Mídias Digitais ou seu representante [ver item 5.3.1]; - Secretário: indicação do Presidente do Júri ou de seu representante [ver item 5.3.1]; - 5 Profissionais de Criação e Diretores de Filmes escolhidos dentre associados de Clubes de Criação.

5.3 - ATRIBUIÇÕES DOS JÚRIS

5.3.1 - Competirá ao Presidente de Júri e ao Secretário, respectivamente, dirigir a sessão e dirimir questões relacionadas ao cumprimento deste Regulamento.  Ambos não terão direito a voto, exceto o Presidente no caso de empate.
5.3.2 - Julgar a regularidade das inscrições.
5.3.3 - Compete ao Júri Nacional indicar os finalistas, sendo:
- de 5 a 8 comerciais na categoria Mercado Nacional; - 3 campanhas na categoria Campanha Nacional; - 3 comerciais ou campanhas na categoria Institucional.
5.3.4 - Compete ao Júri Campanha Integrada indicar os finalistas, sendo:
- 3 campanhas na categoria Campanha Integrada.
5.3.5 - Compete a cada Júri Regional indicar os finalistas, sendo:
- de 3 a 5 comerciais na categoria Mercado Regional; - 3 campanhas na categoria Campanha Regional.
5.3.6 - Os membros dos júris deliberarão individual e secretamente. As planilhas, devidamente assinadas, contendo as indicações serão recolhidas e tabuladas pela Coordenação Nacional; as peças indicadas finalistas serão novamente exibidas e os jurados atribuirão em nova planilha individual notas inteiras de 5 a 10. (As notas mínima e máxima não poderão ser diferentes de 5 e 10).
5.3.7 - O jurado é livre para fazer indicações das peças finalistas, inexistindo impedimento em relação à peça com a qual possua algum tipo de vínculo; por motivos éticos, deverá abster-se de nela votar, anotando “abstenção” ou simplesmente “A” no campo da planilha reservado à nota. A Coordenação Nacional desconsiderará a nota que tiver sido atribuída por jurado eticamente impedido, e fará prevalecer o dever de abstenção.
5.3.8 - Compete ao Secretário registrar em ata a relação dos comerciais indicados em cada categoria e classe, bem como eventuais sugestões e recomendações pertinentes aprovadas pelo Júri.
 

6 - DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 - O status de "finalista" é reconhecido aos profissionais responsáveis pela Criação e Direção do comercial ou campanha que tiver alcançado o maior número de indicações do Júri.

6.2 - O status de “vencedor” é reconhecido aos profissionais responsáveis pela Criação e Direção do comercial ou campanha que tenha alcançado a maior média aritmética, excluídas as abstenções. Em caso de empate, serão proclamados vencedores os finalistas que tiverem obtido o maior número de indicações.

6.3 - Os nomes dos vencedores nacionais serão revelados em solenidade de premiação anunciada com antecedência. As indicações e notas atribuídas pelos jurados poderão ser divulgadas pela Globo somente após a realização de tal evento.

6.4 - Os nomes dos vencedores regionais serão revelados em datas, horários e locais anunciados com antecedência.  As indicações e notas atribuídas pelos jurados poderão ser divulgadas pela Globo somente após a revelação dos vencedores.

6.5 - Os prêmios são atribuídos exclusivamente a profissionais estabelecidos em território nacional. O júri poderá desclassificar a peça que não atenda a este princípio.

6.6 - Os diplomas, troféus e créditos guardarão estrita conformidade com os dados fornecidos pelos concorrentes nas Fichas de Inscrição.

6.7 - Serão recusadas as inscrições de comerciais criados para as emissoras integrantes da Rede Globo, bem como para instituições e empresas a elas vinculadas, assinados ou não.

6.8 - Estará impedido de ser finalista ou vencedor, profissional da Globo / Globo.com, que tenha participado da criação de comercial ou campanha classificada.

6.9 - Estarão automaticamente desclassificados os comerciais que tenham sido veiculados antes de 1/4/2016 e ou após 31/03/2017.

6.10 - Comerciais exibidos gratuitamente pela Globo e suas Afiliadas somente poderão concorrer na categoria Institucional, desde que nela se enquadrem.

6.11 - Mensagens de candidatos e de partidos políticos não poderão concorrer.

6.12 - Estará desclassificado o comercial ou campanha cuja veiculação tenha sido sustada mediante decisão irrecorrível do CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária comunicada à Globo até a data da instalação do Júri.

6.13 - Os organizadores poderão ordenar e editar, a seu critério, o material a ser exibido nas sessões dos Júris e nas solenidades de premiação.

6.14 - Este Regulamento deverá ser aplicado no espírito tanto quanto na letra. Compete à Coordenação Nacional – ou aos Júris, quando instalados, resolver os casos omissos.