1 - INSCRIÇÕES

1.1 - Para concorrer em qualquer uma das categorias do Profissionais do Ano®, o material deverá ter sido veiculado pela primeira vez — em âmbito local, regional ou nacional — nas emissoras componentes da Globo (TV aberta e fechada) entre 1/4/2019 e 14/6/2020.
1.2 - As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir de 15/06/2020 até as 20 horas do dia 01/07/2020, no site do Profissionais do Ano®, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e upload do material de vídeo.
1.3 – Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser devidamente preenchidos com os nomes dos integrantes da equipe e demais informações pertinentes ao trabalho pelo qual se está pleiteando a inscrição no Profissionais do Ano®. O preenchimento deverá ser realizado com a máxima atenção, uma vez que, após o encerramento do período das inscrições, não será permitida a inclusão, a substituição ou a exclusão de dados.
1.4 – Após o término das inscrições, as alterações necessárias só poderão ocorrer mediante solicitação à coordenação nacional do prêmio. As alterações serão submetidas a análise e devem conter apenas solicitações de natureza técnica, imprescindíveis à qualidade do material.
1.5 - As informações inseridas na ficha de inscrição deverão ser verídicas, sob pena de desclassificação.
1.6 - O upload deverá estar em perfeitas condições técnicas para exibição e edição. Somente poderão ser inscritas versões efetivamente exibidas e com a claquete original, adequadas às especificações abaixo.
HD: .mp4, 1920x1080px, codec .H264, 29,97 | Audio Rate: 48 KHz Audio Format 16 Bits, 29,97 fps.
1.7 - Filmes na categoria Campanha terão apenas uma ficha de inscrição identificada por um único título e upload dos comerciais correspondentes, restringindo-se a três filmes por ficha. O interessado indicará na ficha de inscrição os títulos originais das peças que integram a campanha.
1.8 - Filmes na categoria Novos Formatos terão apenas uma ficha de inscrição identificada por um único título e upload do vídeo correspondente. O interessado poderá detalhar na ficha de inscrição informações complementares a respeito da campanha.

2 - CATEGORIAS

São as seguintes as categorias do Profissionais do Ano®:

  • FILME - comercial de produto ou serviço.
  • CAMPANHA - conjunto de comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante, e que tenha tema e/ou outros elementos em comum.
  • NOVOS FORMATOS - Campanha cross-platform utilizando ao menos um canal offline (TV aberta e/ou fechada) e um canal digital (globo.com e/ou streaming) do Grupo Globo. O material inscrito deverá ser enviado sempre em formato de videocase com duração máxima de três minutos. Deverá haver substancial diferença entre os materiais veiculados em cada mídia para que a campanha seja efetivamente considerada pelo júri.
  • RESPONSABILIDADE SOCIAL - filme ou campanha de propaganda de causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública; podem concorrer filmes da iniciativa privada, porém o material não poderá conter apelo de compra ou consumo; a despeito da premiação em nível nacional, o filme poderá ter sido veiculado em âmbito local ou regional.

3 - CLASSES

3.1 – A categoria Novos Formatos será disputada apenas na classe Nacional,independentemente da região de veiculação da campanha.
3.2 - As categorias Campanha e Mercado serão disputadas nas classes Nacional ou Regional, conforme a área de veiculação dos filmes:

  • NACIONAL - entende-se por Nacional a veiculação em todas as cinco regiões abrangidas pelo prêmio.
  • REGIONAL - entende-se por Regional a veiculação em pelo menos uma das emissoras baseadas na região de inscrição. As regiões estão assim constituídas:
    a. Norte-Nordeste: Acre – AC; Alagoas – AL; Amapá – AP; Amazonas – AM; Bahia – BA; Ceará – CE; Maranhão – MA; Pará – PA; Paraíba – PB; Pernambuco – PE; Piauí – PI; Rio Grande do Norte – RN; Rondônia – RO; Roraima – RR e Sergipe – SE.
    b. Leste-Oeste: Distrito Federal – DF; Espírito Santo – ES; Goiás – GO; Mato Grosso – MT; Mato Grosso do Sul – MS; Minas Gerais – MG e Tocantins – TO.
    c. Sul: Paraná – PR; Rio Grande do Sul – RS e Santa Catarina – SC.
    d. Sudeste Capitais: Rio de Janeiro e São Paulo.
    e. Sudeste Interior: Interior RJ e Interior SP.

3.2 - Um comercial, um conjunto de comerciais ou um videocase poderão ser inscritos em uma única categoria e classe.
3.3 - A categoria Responsabilidade Social abriga filmes e campanhas veiculados na Globo em âmbito local, regional ou nacional. O prêmio é único, em nível nacional.
3.4 - O comercial inscrito na classe Regional deverá, obrigatoriamente, ter sido criado por profissional(ais) estabelecido(s) na mesma região em que estiver(em) concorrendo.
3.5 - O comercial que tenha tido veiculação nacional não poderá disputar a classe Regional.

4 - PREMIAÇÃO

4.1 - A premiação se divide nas seguintes classes e categorias:

  • CLASSE NACIONAL -
    a. Mercado
    b. Campanha
    c. Novos Formatos
    d. Responsabilidade Social
  • CLASSE REGIONAL -
    a. Norte-Nordeste: Mercado e Campanha
    b. Leste-Oeste: Mercado e Campanha
    c. Sul: Mercado e Campanha
    d. Sudeste Capitais: Mercado e Campanha
    e. Sudeste Interior: Mercado e Campanha

4.2 - FINALISTAS E VENCEDORES

4.2.1 - Entende-se por FINALISTA e VENCEDOR os profissionais responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO do filme ou campanha.
4.2.2 - Serão concedidos troféus aos profissionais vencedores responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO das peças.
2020
4.2.3 - Serão conferidos diplomas aos profissionais finalistas e vencedores responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO do filme ou campanha, bem como à Agência de Publicidade, ao Diretor de Mídia, à Produtora e ao Anunciante mediante solicitação dos mesmos, em até 12 meses após a divulgação dos resultados.

4.3 - VIAGENS

4.3.1 – Excepcionalmente este ano, por conta do formato adaptado da cerimônia de premiação, não serão concedidas passagens aos finalistas regionais do prêmio.

5 - JÚRI

5.1 - O Profissionais do Ano® contará com seis Júris distintos e soberanos, sendo um de classe Nacional e cinco de classe Regional. Este ano, a fim de assegurar o bem-estar dos jurados e dos profissionais internos envolvidos na premiação, o júri acontecerá em formato remoto.
5.2 - COMPOSIÇÃO DOS JÚRIS

5.2.1 - JÚRI NACIONAL

O Júri Nacional terá no mínimo 9 e no máximo 15 membros, observando, sempre que possível, a seguinte composição:
a. Presidente de Júri: Diretor de Negócios Integrados da Globo ou seu representante;
b. Representante Globo: Diretor responsável pelo Profissionais do Ano® ou seu representante;
c. Profissionais de Criação escolhidos dentre associados ao Clube de Criação;
d. Diretores de filmes publicitários escolhidos dentre associados ao Clube de Criação e
e. Profissionais escolhidos dentre dirigentes de entidades representativas do mercado publicitário e/ou escolas de comunicação.
5.2.2 - JÚRIS REGIONAIS
Cada Júri terá no mínimo 7 e no máximo 11 membros, observada, sempre que possível, a seguinte composição:
a. Presidente de Júri: diretor comercial da Globo;
b. Representante Globo: integrante de uma das regionais Globo;
c. Profissionais de Criação;
d. Diretores de filmes publicitários e
e. Membros escolhidos dentre dirigentes de entidades representativas do mercado publicitário e/ou escolas de comunicação; profissionais de agências de publicidade, anunciantes, veículos de comunicação, institutos de pesquisa ou fornecedores do mercado publicitário.


5.3 - ATRIBUIÇÕES DOS JÚRIS

5.3.1 - Competirá ao Presidente de Júri dirimir questões relacionadas ao cumprimento deste Regulamento. O presidente não terá direito a voto, exceto em caso de empate classificatório à etapa final.
5.3.2 - Julgar a regularidade das inscrições.
5.3.3 - Compete ao Júri Nacional indicar os finalistas, sendo:

a. de 5 a 8 comerciais na categoria Mercado;
b. 3 campanhas na categoria Campanha
c. 3 videocases na categoria Novos Formatos e
d. 3 filmes ou campanhas na categoria Responsabilidade Social.


5.3.4 - Compete ao Júri Regional indicar os finalistas, sendo:

a. de 3 a 5 comerciais na categoria Mercado e
b. 3 campanhas na categoria Campanha.

5.3.5 - Os membros dos júris deliberarão individual e secretamente, cabendo a cada jurado indicar, ao menos, a quantidade mínima de finalistas da sessão (dispositivos 5.3.3 e 5.3.4); as peças indicadas finalistas serão novamente exibidas e, à estas, os jurados atribuirão notas inteiras de 5 a 10.
5.3.6 - O jurado é livre para indicar quaisquer filmes exibidos à etapa final, inexistindo impedimento em relação à peça com a qual possua algum tipo de vínculo; já na etapa final, por princípios éticos, o jurado deve sinalizar conflito de interesses e se abster da avaliação de peças com as quais tenha qualquer tipo de vínculo profissional. No cômputo dos votos, será desconsiderada a nota que tiver sido atribuída por jurado eticamente impedido, e prevalecerá o dever de abstenção.
5.3.7 - Posteriormente ao Júri, caso seja detectada alguma irregularidade com o filme ou campanha vencedor ou finalista, o próximo colocado será automaticamente considerado vencedor ou finalista.
5.3.8 - Compete ao Representante Globo registrar eventuais sugestões e recomendações pertinentes aprovadas pelo Júri.

5.4 – CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

5.4.1 – Cabe ao jurado deliberar individualmente a respeito dos materiais exibidos tendo dois fatores primários como balizadores de sua avaliação: ideia e execução.

6 - DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 - O status de "finalista" será concedido aos profissionais responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO dos filmes ou campanhas que mais vezes forem indicados pelo Júri.
6.2 - O status de “vencedor” será concedido aos profissionais responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO do filme ou campanha que alcançarem a maior média aritmética das notas dos jurados, excluídas as abstenções. Em caso de empate, serão proclamados vencedores os finalistas que tiverem obtido o maior número de indicações à final.
6.3 - Os vencedores serão revelados em solenidade de premiação anunciada com antecedência. As indicações e notas atribuídas pelos jurados poderão ser divulgadas pela Globo somente após a realização de tal evento.
6.4 - Os prêmios serão atribuídos, exclusivamente, a profissionais estabelecidos em território nacional. O júri poderá desclassificar a peça que não atenda a este princípio.
6.5 - Os diplomas, troféus e créditos guardarão estrita conformidade com os dados fornecidos no preenchimento das fichas de inscrição.
6.6 - Serão recusadas as inscrições de filmes criados para as emissoras integrantes da Globo, bem como para instituições e empresas a elas vinculadas, assinados ou não.
6.7 - Estará impedido de ser finalista ou vencedor, profissional da Globo que tenha participado da criação de peça ou campanha classificada.
6.8 - Estarão automaticamente desclassificados, após verificação e validação por meios oficiais, filmes que tenham sido veiculados antes do horário das 00h 00min 00s do dia 1/4/2019 e depois das 23h 59min 59s do dia 14/06/2020, horário de Brasília.
6.9 - Filmes exibidos gratuitamente pela Globo e suas Afiliadas somente poderão concorrer na categoria Responsabilidade Social, desde que nela se enquadrem.
6.10 - Promoções e mensagens de candidatos e de partidos políticos não poderão concorrer.
6.11 – Filmes de varejo que contenham ofertas precificadas de produtos serão automaticamente desconsiderados.
6.12 – É obrigatória a apresentação do código Ancine referente ao material descrito na ficha no momento da inscrição.
6.13 - Estará desclassificado o filme ou campanha cuja veiculação tenha sido sustada mediante decisão irrecorrível do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) comunicada a Globo até a data da instalação do Júri.
6.14 - Os organizadores poderão ordenar e editar, a seu critério, o material a ser exibido nas sessões dos Júris e nas solenidades de premiação.
6.15 - A qualquer momento, verificada qualquer espécie de irregularidade na inscrição a mesma pode ser desclassificado sem aviso prévio.
6.16 - Este Regulamento deverá ser aplicado no espírito tanto quanto na letra. Compete à Coordenação Nacional ou aos Júris, quando instalados, resolver os casos omissos.

Além da troca de data de abertura das inscrições, o período de elegibilidade também foi alterado e será maior que em anos anteriores.

Conheça os melhores filmes da propaganda brasileira no último ano.

Já foram definidos os vencedores regionais desta edição do Profissionais do Ano. As peças premiadas traduzem as particularidades de cada canto do país e mostram o valor regional dos nossos diferentes mercados, repletos de diferentes brasilidades.

A cerimônia de premiação, em que também serão anunciados os vencedores da Classe Nacional nas categorias Institucional, Campanha e Mercado, será realizada em São Paulo, no dia 18 de setembro.