41º EDIÇÃO


PRÊMIO PROFISSIONAIS DO ANO®


1 - INSCRIÇÕES

1.1 - Para concorrer em qualquer uma das categorias do Profissionais do Ano®, o filme deverá ter sido veiculado pela primeira vez — em âmbito local, regional ou nacional — nas emissoras componentes da Rede Globo entre 1/4/2018 e 31/3/2019.
1.2 - As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas a partir de 1/4/2019 até às 18 horas do dia 15/4/2019, no site do Profissionais do Ano®, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e upload de cópia do filme.
1.3 – Todos os campos da ficha de inscrição deverão ser devidamente preenchidos com os nomes dos integrantes da equipe e demais informações pertinentes ao trabalho pelo qual se está pleiteando a inscrição no Profissionais do Ano®. O preenchimento deverá ser realizado com a máxima atenção, uma vez que, após o encerramento do período das inscrições, não será permitida a inclusão, a substituição ou a exclusão de dados.

1.4 – Após o término das inscrições, as alterações necessárias só poderão ocorrer mediante solicitação à coordenação nacional do prêmio. As alterações serão submetidas a análise e devem conter apenas solicitações de natureza técnica, imprescindíveis à qualidade do material.

1.5 - As informações inseridas na ficha de inscrição deverão ser verídicas, sob pena de desclassificação.

1.6 - O upload deverá estar em perfeitas condições técnicas para exibição e edição. Somente poderá ser inscrita a versão efetivamente exibida e com a claquete original, adequada às especificações abaixo:
Formato Standard Definition: Resolução 720x486 em formato MOV, utilizando o Codec DV50/DVCPRO50 NTSC. Audio Rate: 48
KHz Audio Format 16 Bits, 29,97 fps.
Formato High Definition: Resolução 1920x1080i em formato MOV, utilizando o Codec XDCAM HD 4:2:2 CBR 50Mbps Long Gop.
Audio Rate: 48 KHz Audio Format 16 Bits, 29,97 fps.

1.7 - Filmes na categoria Campanha terão apenas uma ficha de inscrição identificada por um único título e upload dos comerciais correspondentes. O interessado indicará na ficha de inscrição os títulos originais das peças que integram a campanha.

2 - CATEGORIAS

São as seguintes as categorias do Profissionais do Ano®:

• MERCADO - comercial de produto ou serviço.
• CAMPANHA - conjunto de comerciais de produto ou serviço, assinado por um mesmo anunciante, e que tenha tema e/ou outros elementos em comum.
• INSTITUCIONAL - filme ou campanha de propaganda de causa, ideia, instituição ou serviço de utilidade pública; qualquer entidade promovida deverá ser desprovida de fins lucrativos ou intuitos econômicos; não poderá conter apelo de compra ou consumo nem se enquadrar em uma das categorias acima; a despeito da premiação em nível nacional, o filme poderá ter sido veiculado em âmbito local ou regional.

3 - CLASSES

3.1 - As categorias Campanha e Mercado serão disputadas nas classes Nacional ou Regional, conforme a área de veiculação dos filmes:

• NACIONAL - entende-se por Nacional a veiculação em todas as emissoras componentes da Rede Globo.
• REGIONAL - entende-se por Regional a veiculação em pelo menos uma das emissoras baseadas na região de inscrição. As regiões estão assim constituídas:

a. Norte-Nordeste: Acre – AC; Alagoas – AL; Amapá – AP; Amazonas – AM; Bahia – BA; Ceará – CE; Maranhão – MA; Pará – PA; Paraíba – PB; Pernambuco – PE; Piauí – PI; Rio Grande do Norte – RN; Rondônia – RO; Roraima – RR e Sergipe – SE.
b. Leste-Oeste: Distrito Federal – DF; Espírito Santo – ES; Goiás – GO; Mato Grosso – MT; Mato Grosso do Sul – MS; Minas Gerais – MG e Tocantins – TO.
c. Sul: Paraná – PR; Rio Grande do Sul – RS e Santa Catarina – SC.
d. Sudeste Capitais: Rio de Janeiro e São Paulo.
e. Sudeste Interior: Interior RJ e Interior SP.

3.2 - Um comercial ou um conjunto de comerciais poderá ser inscrito em uma única categoria e classe.

3.3 - A categoria Institucional abriga filmes e campanhas veiculados na Globo em âmbito local, regional ou nacional. O prêmio é único, em nível nacional.

3.4 - O comercial inscrito na classe Regional deverá, obrigatoriamente, ter sido criado por profissional(ais) estabelecido(s) na mesma região em que estiver(em) concorrendo.

3.5 - O comercial que tenha tido veiculação nacional não poderá disputar a classe Regional.

4 - PREMIAÇÃO

4.1 - A premiação se divide nas seguintes classes e categorias:

• CLASSE NACIONAL -
a. Mercado
b. Campanha
c. Institucional

• CLASSE REGIONAL -
a. Norte-Nordeste: Mercado e Campanha
b. Leste-Oeste: Mercado e Campanha
c. Sul: Mercado e Campanha
d. Sudeste Capitais: Mercado e Campanha
e. Sudeste Interior: Mercado e Campanha

4.2 - FINALISTAS E VENCEDORES

4.2.1 - Entende-se por FINALISTA e VENCEDOR os profissionais responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO do filme ou campanha.

4.2.2 - Serão concedidos troféus aos profissionais vencedores responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO das peças.

4.2.3 - Serão conferidos diplomas aos profissionais finalistas e vencedores responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO do filme ou campanha, bem como à Agência de Publicidade, ao Diretor de Mídia, à Produtora e ao Anunciante mediante solicitação dos mesmos, em até 12 meses após a divulgação dos resultados.

4.3 - VIAGENS

4.3.1 - Aos finalistas da classe Nacional, serão oferecidas duas passagens aéreas com destino a São Paulo e hospedagem no dia da realização do evento de premiação.

4.3.2 - Aos vencedores da classe Regional, serão oferecidas duas passagens aéreas com destino a São Paulo e hospedagem no dia da realização do evento de premiação.

4.3.3 - Nas classes Nacional e Regional, em caso de trabalho em equipe, uma passagem será emitida em nome de 1 (um) profissional da equipe de criativos por ela indicado e uma passagem em nome de 1 (um) profissional da equipe de Diretores de Filmes por ela indicado. O mesmo critério será aplicado para hospedagens.

5 - JÚRI

5.1 - O Profissionais do Ano® contará com seis Júris distintos e soberanos, sendo um de classe Nacional e cinco de classe Regional.

5.2 - COMPOSIÇÃO DOS JÚRIS

5.2.1 - JÚRI NACIONAL

O Júri Nacional terá no mínimo 10 e no máximo 16 membros, observando, sempre que possível, a seguinte composição:

a. Presidente de Júri: Diretor-geral de Negócios da TV Globo ou seu representante;
b. Secretário: Diretor responsável pelo Profissionais do Ano® ou seu representante;
c. Profissionais de Criação escolhidos dentre associados ao Clube de Criação;
d. Diretores de filmes publicitários escolhidos dentre associados ao Clube de Criação;
e. Profissionais escolhidos dentre dirigentes de entidades representativas do mercado publicitário e/ou escolas de comunicação e
f. Representante Globo.

5.2.2 - JÚRIS REGIONAIS

Constituídos mediante sorteio, cada Júri terá no mínimo 7 e no máximo 11 membros, observada, sempre que possível, a seguinte composição:

a. Presidente de Júri: representante da TV Globo;
b. Secretário: Coordenador Regional do Profissionais do Ano® ou seu representante;
c. Profissionais de Criação;
d. Diretores de filmes publicitários e
e. Membros escolhidos dentre dirigentes de entidades representativas do mercado publicitário e/ou escolas de comunicação; profissionais de agências de publicidade, anunciantes, veículos de comunicação, institutos de pesquisa ou fornecedores do mercado publicitário.
f. Representante Globo

5.3 - ATRIBUIÇÕES DOS JÚRIS

5.3.1 - Competirá ao Presidente de Júri e ao Secretário, respectivamente, dirigir a sessão e dirimir questões relacionadas ao cumprimento deste Regulamento. Ambos não terão direito a voto, exceto em caso de empate classificatório à etapa final, quando caberá ao Presidente realizar o desempate.

5.3.2 - Julgar a regularidade das inscrições.

5.3.3 - Compete ao Júri Nacional indicar os finalistas, sendo:

a. de 5 a 8 comerciais na categoria Mercado;
b. 3 campanhas na categoria Campanha e
c. 3 filmes ou campanhas na categoria Institucional.

5.3.4 - Compete ao Júri Regional indicar os finalistas, sendo:

a. de 3 a 5 comerciais na categoria Mercado e
b. 3 campanhas na categoria Campanha.

5.3.5 - Os membros dos júris deliberarão individual e secretamente, cabendo a cada jurado indicação mínima de 1 (uma) e máxima de 5 (cinco) peças para a etapa final em cada categoria; as peças indicadas finalistas serão novamente exibidas e, à estas, os jurados atribuirão notas inteiras de 5 a 10.

5.3.6 - O jurado é livre para indicar quaisquer filmes exibidos à etapa final, inexistindo impedimento em relação à peça com a qual possua algum tipo de vínculo; já na etapa final, por princípios éticos, o jurado deve sinalizar conflito de interesses e se abster da avaliação de peças com as quais tenha qualquer tipo de vínculo profissional. Na soma dos votos, a Coordenação Nacional desconsiderará a nota que tiver sido atribuída por jurado eticamente impedido, e fará prevalecer o dever de abstenção.

5.3.7 - Posterior ao Júri, caso seja detectado alguma irregularidade com o filme ou campanha vencedor ou finalista, o próximo colocado será automaticamente considerado vencedor ou finalista.

5.3.8 - Compete ao Secretário registrar em ata a relação dos filmes indicados em cada categoria e classe, bem como eventuais sugestões e recomendações pertinentes aprovadas pelo Júri.

 

6 - DISPOSIÇÕES GERAIS

6.1 - O status de "finalista" será concedido aos profissionais responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO dos filmes ou campanhas que mais vezes forem indicados pelo Júri.

6.2 - O status de “vencedor” será concedido aos profissionais responsáveis pela CRIAÇÃO e DIREÇÃO do filme ou campanha que alcançarem a maior média aritmética das notas dos jurados, excluídas as abstenções. Em caso de empate, serão proclamados vencedores os finalistas que tiverem obtido o maior número de indicações à final.

6.3 - Os vencedores da classe Nacional serão revelados em solenidade de premiação anunciada com antecedência. As indicações e notas atribuídas pelos jurados poderão ser divulgadas pela Globo somente após a realização de tal evento.

6.4 - Os vencedores da classe Regional serão revelados em datas, horários e locais anunciados com antecedência. As indicações e notas atribuídas pelos jurados poderão ser divulgadas pela Globo somente após a revelação dos vencedores.

6.5 - Os prêmios serão atribuídos, exclusivamente, a profissionais estabelecidos em território nacional. O júri poderá desclassificar a peça que não atenda a este princípio.

6.6 - Os diplomas, troféus e créditos guardarão estrita conformidade com os dados fornecidos no preenchimento das fichas de inscrição.

6.7 - Serão recusadas as inscrições de filmes criados para as emissoras integrantes da Rede Globo, bem como para instituições e empresas a elas vinculadas, assinados ou não.

6.8 - Estará impedido de ser finalista ou vencedor, profissional da Globo que tenha participado da criação de peça ou campanha classificada.

6.9 - Estarão automaticamente desclassificados, após verificação e validação por meios oficiais, filmes que tenham sido veiculados antes do horário das 00h 00min 00s do dia 1/4/2018 e depois das 23h 59min 59s do dia 31/3/2019, horário de Brasília.

6.10 - Filmes exibidos gratuitamente pela TV Globo e suas Afiliadas somente poderão concorrer na categoria Institucional, desde que nela se enquadrem.

6.11 - Promoções e mensagens de candidatos e de partidos políticos não poderão concorrer.

6.12 – É obrigatória a apresentação do código Ancine referente ao material descrito na ficha no momento da inscrição.

6.13 - Estará desclassificado o filme ou campanha cuja veiculação tenha sido sustada mediante decisão irrecorrível do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR) comunicada a Globo até a data da instalação do Júri.

6.14 - Os organizadores poderão ordenar e editar, a seu critério, o material a ser exibido nas sessões dos Júris e nas solenidades de premiação.

6.15 - A qualquer momento, verificada qualquer espécie de irregularidade na inscrição a mesma pode ser desclassificado sem aviso prévio.

6.16 - Este Regulamento deverá ser aplicado no espírito tanto quanto na letra. Compete à Coordenação Nacional ou aos Júris, quando instalados, resolver os casos omissos.